O que é Slow Food

O Slow Food é uma Associação internacional sem fins lucrativos, fundada por Carlo Petrini em 1986 na Itália e que atualmente possui atividades em 150 países.

Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se um movimento com  voz ativa na agricultura e na ecologia, já que conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade.

Bom, limpo e justo: é como o movimento acredita que deve ser o alimento. O alimento que comemos deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.

O movimento acredita  que todos têm o direito fundamental ao prazer de comer bem e consequentemente têm a responsabilidade de defender a herança culinária, as tradições e culturas que tornam possível esse prazer.

As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas.

Ao disseminar o conceito da ecogastronomia, reconhece as fortes conexões entre o prato e o planeta e opõe-se e à tendência de padronização do alimento no mundo,  defende assim a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando o que chamamos de co-produtores (consumidor consciente e responsável pelo impacto de suas escolhas).

 

O que são convívios?

Convívio é o nome dado aos núcleos de ação local do Slow Food. Os Convívios articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, encorajam os chefs a usar alimentos regionais. E o mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia.

O Convivio Como Como é um dos 54 convívios atuantes no Brasil e um dos 11 no Estado de São Paulo.

 

 

 

Surgimento do convívio Como Como

O ano de 2014 foi muito  interessante na história do movimento Slow Food em São Paulo.

Havia uma década em que os associados e simpatizantes paulistanos se organizavam em torno de um único convívio de ação local. Nesse ano, tendo refletido e vivido muito todas as maravilhas e desafios de trazer ecologia no prato da nossa gigante metrópole o grupo decidiu que era hora de estimular a criação de inúmeros convívios Slow Food na cidade.

 

Foi então que Fabiana Sanches, associada Slow Food desde 2008 recebeu uma incubência de juntar um grupo de jovens para trazer a ação de combate ao desperdício de alimentos do Slow Food - a Disco Xepa em São Paulo. Na mesma época ela conhece Daniela Lisboa e Cassia Cazita.

 

A primeira ação foi realizada em novembro no restaurante Dalva e Dito e reuniu toda a nata dos cozinheiros presentes em São Paulo na época , Carlo Petrini e muitos chefs internacionais apareceram e o Movimento Urbano de agroecologia estava lá com muitos ativistas.

 

Num dado momento da festa, Cassia, Fabi e Dani se entreolharam e firmaram um compromisso de realizar uma grande ação Disco Xepa na rua, aberta para todos, financiado pelo coletivo. Foi nesse intento que se reuniu pessoas conhecidas e que estavam engajadas no mesmo propósito: Rodolfo, Gabriel Zei,Juan, Ingrid, Raquel Blaque, Barbara Trugillo e foi fundado em 2014,  o convívio Slow Food Como Como para viabilizar e validar o Festival Disco Xepa e toda nossa energia libertária de ocupação de espaços públicos e conhecimento aberto a todos. Sem limites.

 

Desde então foram realizadas mais de vinte e cinco Disco Xepas por todo estado de São Paulo, mas principalmente na capital. O Convívio Como Como  também abraçou a campanha Desafio Slow Fish e a Festa Junina Livre de Transgênicos realizada na Praça Marechal Deodoro em 2015.

 

Quer saber mais sobre o movimento e as ações do Convivio::

Acesse:  Pagina do Slow Food Brasil [link direto http://www.slowfoodbrasil.com/]

Como se associar ao convivio [link direto http://www.slowfoodbrasil.com/associe-se]

Quer saber da agenda dos convivios Slow Food [http://www.slowfoodbrasil.com/convivium/atividades-dos-convivia]

Entre em contato com o convivio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.