O que é a ecogastronomia?

A ecogastronomia é atualização e o alinhamento das Ciências Gastronômicas com a Ecologia. 

Durante muitos anos a Gastronomia compreendeu em um treinamento altamente técnico que capacita pessoas para empreender iniciativas relacionadas ao comer e beber, hiper focalizando nos negócios e serviços, na inventividade de pratos e na busca do ápice do sabor e também na expressão artística dos cozinheiros. 

Atualmente esse olhar se estendeu e percebemos que a Gastronomia é uma ciência transdisciplinar de ordem maior.  Jean Anthelme Brillat - Savarin, gastrônomo francês do século XVI compreendeu a real amplitude do ato gastronômico e assim nos iluminou com sua definição de que gastronomia é “uma ciência que diz respeito a tudo aquilo do Homem enquanto come”. 

Eco, em grego quer dizer casa. Logos, estudo, conhecimento. 

Eco+ Logos = Ecologia

A ciência da Ecologia nos traz todo o conhecimento de como o planeta funciona, fornecendo as chaves para o Ser Humano manter o planeta limpo, vivo e abundante. 

Sendo assim, ECOgastronomia significa tudo aquilo do Homem enquanto come em aliança com o meio ambiente, considerando o planeta nossa casa comum. 

No contexto atual, o meio ambiente está sendo devastado pelo consumo humano afim de  manter a máquina econômica em atividade. Exaurimos e poluímos os recursos naturais, que são finitos, para produzir  alimentos em quantidades assombrosas, muito além do que precisamos.  

O produto final dessa indústria feroz (cujo propósito é um enorme lucro) gera alimentos doentes, cheios de venenos, hormônios, produtos químicos, que são altamente artificializados e não frescos.  Esses alimentos, são responsáveis pelas doenças crônicas não transmissíveis que assolam a população atualmente. 

Assim o conjunto de aprendizado por nós praticado e transmitido permite que ao comer, cada cidadão participe da restauração da saúde sócio-ambiental dos territórios, ao mesmo tempo em que restaura a sua própria saúde sem deixar de lado a arte e o prazer de comer e viver bem.

 

 

 

Objetivos da Ecogastronomia

-Despertar um comportamento consciente e responsável de cidadania ativa no momento de fazer escolhas alimentares seja na hora de comprar, montar um menu, cozinhar ou descartar alimentos.

-Atualizar os hábitos alimentares dos cidadãos, independentemente de classe econômica, credo e origem para o alinhamento ecológico da nossa cultura alimentar. 

-Revelar todas as fases do processo produtivo, econômico e ambiental dos alimentos - desde o plantio até a compostagem - e inserir o cidadão nesse ciclo, para que se torne co-produtor e co-responsável de tudo o que acontece acerca do impacto gerado por suas escolhas.

-Resgatar as relações entre o homem e a natureza, por meio de um processo de cura desse distanciamento,  e também do homem consigo mesmo, ao resgatar a sua ancestralidade.

Em resumo, a Ecogastronomia guarda em si uma caixa de ferramentas formativas e de aperfeiçoamento profissional na percepção e engajamento do comer em aliança com a regeneração dos recursos naturais envolvidos. É uma grande tendência de comportamento humano essa “reengenharia” do nosso estilo de vida” em favor do bem viver e da vida.